Walt Whitman by D.H. Lawrence..«Efeitos póstumos? Mas que dizer de Walt Whitman? O “bom poeta encanecido”. Seria um fantasma, com toda a sua carnalidade? O bom poeta encanecido. Efeitos póstumos. Fantasmas. Uma certa insistência diabólica. Um certo caldo horrível de ingredientes humanos. Uma certa estridência e pompa. Um certo alarde na beatitude.
DEMOCRACIA! ESTES ESTADOS UNIDOS!
APARIÇÕES! AMANTES, INTERMINÁVEIS AMANTES!
IDENTIDADE ÚNICA! IDENTIDADE ÚNICA!
EU SOU AQUELE QUE ARDE DE AMOR AMANTE.»
Sobre o autor:
David Herbert Lawrence nasceu em Eastwood em 1885. Estudou na Universidade de Nottingham e exerceu professorado, que teve de abandonar em 1913 por doença, dedicando-se então à Literatura. Em 1912, D. H. Lawrence foge para a Alemanha com Frida Weekly, mulher do seu antigo professor de línguas. Casam em 1914, quando regressam a Inglaterra e vivem precariamente da sua produção literária.
É um dos mais importantes escritores ingleses, conhecido principalmente por ter abordado na sua obra temas considerados controversos no início do século XX, como a sexualidade e as relações humanas com características destrutivas.
Filhos e AmantesO Arco-Íris (1915), obra considerada obscena na altura, Mulheres Apaixonadas (1920), livro recusado pelos editores ingleses e publicado anos depois em Nova Iorque, e O Amante de Lady Chatterley (1928), texto proibido na época e que circulava clandestinamente. Além destes, escreveu outros romances, inúmeros contos, poemas e ensaios, livros de viagens e peças de teatro.
Morre em 1930 com 44 anos.